Novos carros na pista

Aos poucos o Mundial 2009 começa a ter seus carros definidos. Na semana passada foi a vez da McLaren (MP4-24) e da Toyota (TF109) lançarem seus modelos desde ano, devidamente adequados às novas regras que restringem a aerodinâmica. Ainda causa estranhamento o grande spoiler dianteiro e a asa traseira em formato de torre, mas aos poucos essa sensação vai ficando em segundo plano. Nenhum dos dois carros trouxe grandes diferenças com relação à Ferrari F60.

As primeiras grandes inovações vieram essa semana, com o lançamento das novas Renault (R29) e Williams (FW31). No caso da equipe francesa, a frente do seu novo carro me remeteu diretamente às Benneton da primeira metade dos anos 1990. O bico lembra muito o chamado “nariz de tubarão” dos carros que levaram Michael Schumacher ao bicampeonato, em 1994 e 1995. A equipe também mudou sua identidade visual com a chegada do patrocínio da Total, que fabrica lubrificantes. Com isso, o carro traz uma variação de amarelo (cor da Renault), laranja (cor da ING) e o vermelho da Total. Não ficou exatamente bonito, mas melhorou com relação aos anos anteriores.

Já a Williams adotou um tom escuro de azul nessa pré-temporada. O desenho da frente traz um bico mais achatado que o das concorrentes, lembrando um pouco um bico de pato. Uma mudança grande de regras era a grande esperança do time inglês voltar a andar entre os primeiros colocados. Pelo design do carro, parece que o pessoal de Grove seguiu um caminho diferente dos outros times. O carro, como sempre, é um dos mais bonitos do grid. Resta esperar.

Fora do regulamento?

Mal começaram os testes da temporada 2009 e já há uma polêmica no ar. Segundo a alemã Auto, Motor und Sport, o escapamento da nova Ferrari estaria fora do regulamento, por proporcionar ganhos aerodinâmicos (veja abaixo, em foto retirada do Tazio). Realmente há uma grande diferença entre o vão na carenagem para abrigar o final do duto de escape da F60 e a mesma peça dos demais carros. Resta esperar para ver no que dá. Outro pronto controverso são os retrovisores do carro novo da Scuderia e as duas aletas que a Toyota está usando em seu novo bólido.

Anúncios

4 Responses to “Novos carros na pista”


  1. 1 Ron Groo terça-feira, 20/01/2009 às 13:25

    De uma olhada no bico do carro da Maclata.
    Ali logo depois da asa dianteira tem uns trecos pretos, como se fossem uns bigodinhos… Aquilo sim me parece ferir o regulamento, não o escapamento da Ferrari.
    Esta matéria ai que você citou me lembrou um canto de torcida do Rio de Janeiro:
    “-E ninguém cala este chororô! Chora a Maclata, chora a Toyota chora a Renault!”

  2. 2 Barneschi quinta-feira, 22/01/2009 às 19:01

    Tenho um único comentário a fazer:
    VAI PRO ESTÁDIO, ALMEIDA!

  3. 3 Barneschi quinta-feira, 22/01/2009 às 19:02

    Aliás, outro comentário, este uma crítica:

    O link para os comentários deve vir ao final do post, pois eu decido comentar o assunto apenas ao terminar de ler o texto. E é extremamente desagradável ter de voltar ao início do post para expor minha opinião. Portanto, caro Almeida, fica aqui a sugestão.

    Abraços

  4. 4 Rodrigo Lara sexta-feira, 23/01/2009 às 16:59

    Ron:
    Sinceramente, não vejo como o escapamento poderia ferir a regra. Sim, soa-me como um chororô típico, daqueles que os botafoguenses adoram.

    Barneschi:
    Agradeço seu retorno a esse espaço e fico feliz pela sua recuperação. Li sua sugestão e procurei uma forma de torná-la possível, contudo, essa é uma característica do WordPress e desse layout, sendo impossível mudá-la.

    Fica a dúvida-corneta: para comentar vc leu o texto até o final e depois subiu lendo ao contrário até o link de comentários? hahahahahahaha

    Abraços!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Quem acelera aqui

Rodrigo Lara é jornalista e tem 24 anos. Viciado em esportes, curte especialmente aqueles que reúnem gasolina, velocidade e carros.

@ Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

O passado está aqui

Categorias

Blog Stats

  • 12,837 hits

Posts por data

janeiro 2009
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Quer comprar artigos importados?


%d blogueiros gostam disto: