O caso Barrichello

Após ficar um pouco de lado na mídia, Rubens Barrichello voltou a aparecer esse ano. Com carro competitivo, Rubinho voltou a andar entre os primeiros colocados e, consequentemente, a atrair mais atenção para si.

Sabemos que isso, no caso dele, não é bom. Célebre por declarações como “não sou segundo piloto, apenas o 1B”, ou então “sou só um brasileirinho contra esse mundão todo”, Rubinho, por muitas vezes, foi motivo de piada. Era constantemente representado em programas humorísticos e boa parte dos fãs brasileiros de F-1 ridicularizavam o piloto com frequência.

Fato é que Rubens Barrichello precisa ficar calado. A exposição na mídia não faz bem algum para ele, que não resiste em prometer coisas que, muitas vezes, não consegue cumprir. Após Mônaco, teve uma rara atitude sensata: elogiou Button, dizendo algo como “o cara está pilotando muito e tudo que tenho a fazer é dar meu melhor e esperar um vacilo dele”.

Caso tivesse essa postura nos anos de Ferrari, Rubinho não teria sido ridicularizado. Caso não tivesse assinado um contrato com cláusulas de preferência, o que parece ter sido o caso, não teria que se submeter às ordens de equipe. E, por conseqüência, se assinou, não deveria reclamar.

Fato é que Rubens precisa entender que não é necessário provar nada pra ninguém nessa vida. O cara está na F-1 há 15 anos, ganha muito para fazer o que gosta e tem a oportunidade de viajar o mundo todo. Pra quê forçar a barra?

Guardadas as devidas proporções, tenho a minha vida de piloto. No início, é difícil compreender que há pessoas muito melhores naquela competição do que você. A questão é saber como encarar isso. Há duas opções.

A primeira é encarar com resignação, reconhecer a habilidade do adversário e treinar, treinar e treinar mais um pouco para, quem sabe, conseguir enfrentá-lo. Escolhi esse caminho, principalmente porque prezo a constante evolução e sei que cada ser humano tem as suas limitações.

A segunda opção, e a que parece ter sido escolhida (conscientemente ou não) por Rubens nos últimos anos, é mais dolorosa. É dar murro na ponta da faca, encarar derrotas com amargura e responsabilizar problemas e percalços pelo fracasso.

Confirmada essa mudança de atitude, ainda que tardia, Rubens poderá evoluir. Não é um mau piloto, pelo contrário. Acerta carros como poucos, é constante (maldosos dirão “constantemente segundo”), possui vasta experiência e é bom na chuva. Fez escolhas erradas na carreira, falou muita bobagem e colheu o que plantou. Dificilmente deixará de ser conhecido por Segundinho Barrichello ou “1B”. Tampouco deixará de aniversariar no Dia da Tartaruga ou deixará de ser considerado um “estelionatário esportivo” por alguns, devido aos golpes na confiança da torcida. Mas nunca é tarde para recomeçar. Basta querer.

Anúncios

3 Responses to “O caso Barrichello”


  1. 1 Ron Groo terça-feira, 02/06/2009 às 22:36

    Eu já sugeri que se trocasse no Aurelio o verbete “segundo” por Barrichello.
    Não consigo ver nada de bom neste sujeito. Nem a aposentadoria.

  2. 2 Rodrigo Lara quinta-feira, 04/06/2009 às 18:28

    O fanatismo de Ron Groo para com o Rubinho é comovente!

  3. 3 marco domingo, 07/06/2009 às 22:50

    O que eu admiro no Rubens é justamente esta inocência e romantismo que vc chama de promessas…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Quem acelera aqui

Rodrigo Lara é jornalista e tem 24 anos. Viciado em esportes, curte especialmente aqueles que reúnem gasolina, velocidade e carros.

@ Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

O passado está aqui

Categorias

Blog Stats

  • 12,837 hits

Posts por data

maio 2009
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Quer comprar artigos importados?


%d blogueiros gostam disto: